quinta-feira, 15 de julho de 2010

Aluno e pai de aluno também têm culpa!

Há pouco mais de uma semana fui a Matinhas – PB, cidade que fica mais ou menos 20km distante de Campina Grande, fazer uma matéria sobre os dados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

No direcionamento da pauta, um pedido: falar com a diretora da escola Municipal, cujo nome não me recordo no momento. Por quê? Toda pauta tem um porque, não é? Pois é... essa tinha um porque triste. Quatro escolas paraibanas tiveram as piores notas do país. Numa escala de zero a dez, todas tiveram notas abaixo de um. Esta, que fica em Matinhas, teve 0,7.

Chegando lá, alunos pelos corredores com pouca cara de preocupação. Era recreio! Em sala, estudantes sem cadernos, alguns só tinham uma única folha para fazer todas as anotações do dia... E um professor, acanhado com a presença da câmera, folheando um livro para aparecer bem “na fita”.

Minha opinião? A culpa não pode ser toda depositada nas costas de direção e professores. Enquanto não educarmos a população de forma que compreendam que aprendizado eficaz é aquele onde governo, escola, ALUNOS e PAIS estão presentes, nada dará certo! Nada mesmo... Nem os cálculos do IDEB!
Rafaela Gomes

2 comentários:

  1. Muito bom seu blog, concordo com você minha cara Rafaela. Realmente educação começa em casa e se o aluno não se interessa pela escola os professores que tem que morrer de preocupação? Errado, para os professores se preocuparem, os alunos devem mostrar interesse pelo estudo! Muito boa a matéria, achei muito legal aqui, ver se passa lá no meu, e eu tô te seguindo, ver se me segue também, beijão ;)

    ResponderExcluir
  2. pode deixar gata! Vou tentar passar sempre... Mal estou vindo aqui. Estava entregue as traças, mas quando vejo a galera vindo pra comentar, fico super feliz!
    =]

    ResponderExcluir