sábado, 10 de março de 2012

Orkutização do Twitter







A primeira vez que ouvi o termo "ORKUTIZAR" foi em um Vlog do PC Siqueira. 

Muitas pessoas, habituadas a comodidade e a velocidade que as coisas acontecem pelo favorecimento concedido pela tecnologia começam a questionar as relações existentes nas redes sociais. O principal intuito das mesmas é socializar conteúdos. Tudo o que estou falando parece muito óbvio, porém...

O foco dessa pequena reflexão é o Twitter. Um micro-blog, onde as pessoas respondem a singela questão "O que você está fazendo agora?" e que se popularizou em todo o mundo em um curto espaço de tempo e que agora é alvo de críticas de alguns usuários que julgam a forma como outros usuários estão usufruindo dessa ferramenta de comunicação. 

Mas, por que criticar como certo ou errado algo que foi criado há tão pouco tempo? Afinal, existe etiqueta para o Twitter?

Alguns responderão que sim, e podem até listar uma longa página de links com textos repletos de dicas sobre o assunto... Mas acredito que isso não vá mudar muita coisa.

O Twitter não é uma máquina gerida por outra máquina. Quem o movimenta são os atores humanos. E quando lidamos com humanidade, consequentemente estamos lidando com subjetividade. Cada ser é de uma forma e dá a ferramenta uma função. 

Essa é a mágica que torna o Twitter tão fascinante! 

Relações que acontecem de acordo com o interesse do usuário:

Seguir e não ser seguido
Ser seguido e não seguir
Acompanhar sem seguir
Ser seguido e seguir

O fato é que as pessoas se incomodam com o conteúdo gerado pelos tweets. E isso para mim também é preocupante. O Twitter poderia ser comparado a uma grande sala de bate-papo, onde as pessoas iriam se dividir em salas através das #HashTags e debater sobre o tema que envolve o "título da sala". 

Mas não é isso que vemos. Ao contrário do que acontece em outros países, a exemplo do Egito, Grécia e recentemente na França, onde a população usa as redes sociais para trocar ideias e protestar de forma organizada, o Brasil discute se Luan Santana é gay ou não, se o Neymar é popstar ou não... 

Quer ver um exemplo do que o Brasil discute?



Assuntos do Momento: Brasil 

· 10/03/12


Agora me responde: De que forma algum desses assuntos influenciam sua vida positivamente?

A popularização ou Orkutização de que as pessoas tanto debatem, até no Twitter, na verdade
é culpa delas mesmas que não estão sabendo escolher qual usabilidade dar a rede. 

Se você quer dar ao Twitter um bom proveito, comece fazendo isso... Que tal?

A não ser que você curta bater um papo sobre #BBB com seus followers...

=)

Rafaela Gomes
10/03/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário