sábado, 7 de julho de 2012

Mentir: Causas e Consequências


 

Texto e reflexão: Mentiras

                Para começar a falar sobre mentira, é preciso refletir sobre o que ela é. Mentir é faltar com a verdade, distorcer os fatos, seja para colaborar com algo que o autor da mentira almeja, ou mesmo pelo puro prazer de mentir. Nunca duvide disso: Há quem minta porque gosta de criar histórias, envolver pessoas e gerar intrigas.


                Essas “estórias” acabam afastando as pessoas que tinham um vínculo de amizade, provocando dor e sofrimento para as partes. Você já parou para pensar quantas vezes por dia você mente, ou aumenta uma história só para surpreender alguém no trabalho, na escola, na rua? Essa mesma conversa vai ser repassada, e com isso, mais e mais pessoas vão se envolver e afirmar tudo o que foi dito, e a principal fonte foi você! Pensou nisso?
                Quem já se sentiu envergonhado na infância, por ter dito uma mentirinha para os pais ou para a professora da escola, sabe bem onde estamos querendo chegar!

Por que insistir na mentira?
                Quando a mentira começa a gerar intrigas e causar danos a moral, difamando as partes envolvidas, é hora de parar e pensar se não valeria a pena contar a verdade. Mas, muitas vezes a vergonha de assumir se torna uma barreira grande a se enfrentar, e o “mentiroso” acaba desistindo de fazer o que é certo.
                Já que não controlou a boca, e soltou a lorota, seria bom corrigir o erro. Insistir na mentira não vai valer a pena no futuro, pois a bola de neve vai crescendo conforme o tempo passa. Fica mais difícil, pois vai ter que se desculpar a um número de pessoas ainda maior.

Como reconciliar?
                Falando a verdade. Parece óbvio, mas é o que deve ser feito. Por tudo em pratos limpos, convidando o colega ou os colegas para conversar.

Dá pra concertar?
                Dá sim, mas não dá para garantir que o mentiroso vai recuperar a confiança dos colegas. Caluniar é considerado até um crime, e pode gerar processos. Cada pessoa reage de uma forma. Umas são mais calmas, já outras mais explosivas, e isso também vai depender da mentira. Vai que o “mentiroso” foi criativo demais, não é?
                Só quem já passou pela experiência de ver seu nome envolvido em um ‘escândalo’ é que pode mensurar os danos. Portanto, evite! Se você sofre com o vício da mentira, percebe que seus amigos se afastam de você por causa disso, que tal buscar o auxílio de um profissional? Um terapeuta pode ajudar você a descobrir o por que desse desejo compulsivo e até superá-lo.
                Mentira afasta as pessoas de você, e ninguém é feliz sozinho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário