domingo, 8 de julho de 2012

Redes Sociais: Devo Acessar Minhas Contas no Trabalho?



Refletindo: Facebook, Twitter e Orkut no trabalho...

Desde a desenvolvimento das primeiras formas de comunicação, através de gritos e gestos, o homem nunca viveu uma era onde tanta informação e interatividade estivesse ao seu alcance como vemos hoje. Estudiosos da comunicação encaram o mundo atual como uma grande ‘aldeia global’, onde uma tragédia no interior do Mato Grosso do Sul pode ser assistida em tempo real por alguém em New York.

A internet surgiu no auge de guerras, com o intuito de ajudar os países em combate com tecnologia de ponta. Nunca aqueles homens, em conflito, imaginariam que o potencial de comunicação daquele meio que estava surgindo iria alavancar o poder da publicidade, propaganda, jornalismo e massificar as pessoas como hoje.

                As redes sociais iniciaram de forma tímida. As pessoas antes se comunicavam através do Messenger e e-mail. Em um curto espaço de tempo, redes sociais como Orkut, Twitter e Facebook vieram arrebatando um número de usuários enorme, se comparado ao tempo que levou para o rádio e a televisão se tornarem populares. Vários são os motivos disto, tais como facilidade de acesso a novas tecnologias, poder aquisitivo, parcelamento, surgimento de Lan houses e ciber-cafés, mas discutir isso não é a intenção desse texto.

                Nessas redes, as pessoas interagem, expõem suas vidas, compartilham conteúdos que gostam, dão opiniões... Enfim! Encontram a liberdade que nenhum outro meio de comunicação os oferecera anteriormente. Afinal de contas, na internet as pessoas consomem conteúdo e também produzem conteúdo, diferente dos jornais, revistas e TV. Nesses outros meios, o receptor é considerado passivo. Na internet, ele é ‘ativo’, pois pode emitir comentários, entrar em contato com a empresa que produziu determinada notícia, criar um blog, e debater de uma infinidade de formas.

                Mas nem tudo é maravilha na internet. Nós vivemos em uma sociedade onde o trabalhador cumpre uma carga horária, e tudo o que ele faz pode ser facilmente monitorado, justamente por causa dessas tecnologias.


                Estar no local de trabalho acessando as redes sociais pode ser encarado de diversas formas, dependendo da visão de cada parte envolvida. Um jornalista, por exemplo, não tem como se desvincular, com o surgimento do MOBILE JOURNALISM. A notícia em primeira mão e em 140 caracteres já virou mania, e qualquer um, independente de ser jornalista ou não, pode trazer a tona o furo de reportagem mais importante do dia, graças ao celular, acoplado a câmera e a internet.

                Já um servidor, em uma repartição pública, onde lida com atendimento de pessoal é outra história. Perder tempo de trabalho, dificultando o adiantamento das tarefas por estar conectado se torna um problema. São casos diferentes que servem para refletir. Cabe usar a sensatez...

Em algumas empresas, os chefes montam perfis falsos e monitoram seus trabalhadores. Ou pior! Outras acessam os perfis de candidatos a emprego para analisar sua conduta na rede, e a partir daí, saber se ele é ou não um bom trabalhador para assumir o posto oferecido. Seu perfil é também o seu currículo!

Por isso, cuidado com o que você posta no horário de trabalho e também fora dele. As grandes organizações estão cada vez mais preocupadas com suas imagens e em agregar valor as mesmas. Não é bom ter um funcionário que pensa o contrário da chefia, e ainda publica, posta, divulga!

Nas horas vagas, é permitido acessar! Você está livre para fazer suas postagens diárias. Mas, se exaltar e reclamar do trabalho no Facebook, por exemplo, não está certo. Cuidado! Você pode perder seu emprego e com isso se prejudicar com futuros empregadores!

Agir com maturidade! Não existe livro de conduta na internet, afinal ela não está finalizada. Sempre surge algo novo! É só pensar um pouquinho antes de postar, compartilhar ou retweetar! 



Separei uma lista de vídeos divertidos pra vocês! Dicas de Etiqueta no Facebook. Vale a pena assistir e ver que a gente acaba agindo como bobo, e se expondo demais na net:

Dicas de Etiqueta no Facebook 1:

Dicas de Etiqueta no Facebook 2:



Dicas de Etiqueta no Facebook 1:





Nenhum comentário:

Postar um comentário