segunda-feira, 11 de abril de 2011

Transporte Alternativo na Paraíba: Pare, Olhe, REFLITA...

Veja bem... Transporte “alternativo”: Palavra que no senso comum, se tornou algo pejorativo. Eu não quero ser preconceituosa, mas todos sabemos que alternativo remete a um grupo social, de pessoas interessadas por cultura, arte, mas também(infelizmente, não entendo porque) por drogas. Isso suja a imagem desses trabalhadores, que passam suas vidas nas estradas, arriscando suas vidas para manter casa e família. Falo sobre o assunto com propriedade, pois dentro da MINHA CASA existe um herói como esse.

O governo, que prometeu não perseguir os motoristas dessas Vans, agora faz tudo o contrário do que afirmou com tanta firmeza em debates e guias eleitorais. Jogando sujo, põe Polícia Militar e Rodoviária Federal na cola destes, os deixando sem opção, aplicando multas surreais e incoerentes.

Apresento-lhes os seguintes pontos. O governo afirma que Transporte Alternativo é ilegal, pois não paga impostos:

Pois bem, eu te digo, caro amigo leitor deste blog: Ilegalidade? Como? Estas pessoas não matam, não roubam e pagam seus impostos. E digo mais: IMPOSTOS INSONEGÁVEIS! Estes embutidos no preço do combustível, no preço das prestações altíssimas que com muito sacrifício pagam mensalmente em dias. Diferentemente destes grandes empresários, que muito embora eu (pobre jornalista recém formada em busca de emprego) não tenha provas concretas para provar, digo que eles sonegam e caminham na ilegalidade, burlando as Leis que regem o Estado e enganando o governo, lucram muito, muito mesmo.

O segundo ponto que eles apresentam é a falta de segurança destes carros, e eu te digo:

Falta de segurança Sr. Policial? Estes carros tem cinto de segurança, tem extintores de incêndio, bancada individual, saídas de emergência... Se não tivessem todos estes itens, as empresas que fiscalizam as produções automotivas do país, sequer autorizariam a saída destes carros das fábricas para as vitrines das lojas!

Sabe qual é o real fato que se discute aqui, caríssimo leitor?!

A falta de capital! Pois é...

Como assim, autora?
Eu te respondo: Se por acaso estes motoristas alternativos tivessem dinheiro suficiente para montar um negócio suficientemente grande, e suficientemente capaz de pagar altos impostos, injetando muito dinheiro nos cofres públicos e nos bolsos dos políticos, por debaixo dos panos, tudo estaria lindo e feliz. Tudo estaria correto.

Como a palavra”autônomo” já diz... O trabalhador que faz seu serviço por conta própria, sendo chefe de si mesmo, não tem como competir nos tribunais, em busca de algo que permita que eles continuem as suas batalhas diárias.

O que incomoda mesmo, é que as grandes empresas não tem como competir com estes micro-empreendedores, pegando e deixando passageiros nas portas de suas residências, cobrando poucos trocados a mais.

Pense nisso. Não se deixe levar pela lavagem cerebral que os meios de comunicação vendidos deste estado querem promover. Veja os dois lados e pense um pouco. Reflita e não absorva qualquer informação que te expõem através de MATÉRIAS PAGAS.

O meu pai é um trabalhador, e merece respeito.

Eu sei que você vai ser um dos poucos vinte que lêem cada publicação que eu ponho aqui, mesmo assim, persisto e faço a minha parte. Me ajude a divulgar.

Agradeço desde já!
Rafaela Gomes de Oliveira

4 comentários:

  1. RAFAELA,
    APOS LER SUA MATERIA, QUERO PARABENIZA-LA PELA CORAGEM.
    SOU PRESIDENTE DE UMA COOPERATIVA DE TRANSPORTE ALTERNATIVOT E GOSTARIA DE MANTER CONTATO
    Email:cootranspat@hotmail.com
    3331-3009




    atenciosamente
    Francisco Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisco.

      Eu apoio totalmente o transporte alternativo e até faria uso dele, mas antes gostaria de saber se sua frota foi vistoriada e tem algum certificado de vistoria que comprove as condições minimas de trafegabilidade de sua frota? Pois seria muito importante para o avanço e reconhecimento de sua categoria não acha?

      Fica a dica.

      Excluir
  2. Nem é questão de coragem, é de justiça... vamos manter contato!

    ResponderExcluir
  3. tenho um alternativo e faço das suas palavras as minhas e quero ter mais contato com vc. Como faço para entrar em contato contigo? Me responda aqui mesmo.
    Francisco Edson.

    ResponderExcluir