segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Dona Esmerina, por exemplo...


Fotografia: Rafaela Gomes/ Arte Gráfica: Perilo Borba

No início deste ano decidimos que o produto final da disciplina de produção de texto da turma de Comunicação Social 2007.1 UEPB seria um documentário.

Nós não tínhamos noção do desafio...

Em outubro, pegamos câmera, fitas, tripé e microfone. Produzimos um roteiro com três personagens principais, dois médicos e um educador físico.

Fomos a campo. O cenário era o Parque da Criança em Campina Grande - PB. Depois de muita conversa entrevistas, percebemos uma riqueza de material, mas uma enorme falta de foco...

Resolvemos chamar um dos caras mais inteligentes e entendedor de TV e cinema no estado, nosso professor Rômulo Azevedo, para nos ajudar. O homem é demais. Assistiu à entrevista com Dona Esmerina e disse:




- Larguem este roteiro, gravem mais cenas com esta mulher na casa dela. Ela tem uma historia pra contar, só depende do repórter! E o titulo do documentário será: Dona Esmerina, por exemplo...

Fomos gravar mais uma vez com esta personagem ainda desconhecida de nós.
Simpática, ela abriu as portas da sua casa, que fica nos fundos, como um anexo de outra casa...

Loco na entrada fomos recepcionados por galinhas, patos, pássaros, cachorros e gatos. Todos dela.

Aquela mulher surpreendeu a todos nós. Uma negra, que estava doente e superou todos os obstáculos, amante da dança e da vida, separada, mãe adotiva de uma criança abandonada com dois dias de nascido pela mãe biológica viciada... A pessoa mais prestativa, desenrolada a frente das câmeras e feliz com a vida...

Largamos um roteiro com sete entrevistados pra tentar contar o drama desta senhora de 63 anos em simplíssimos dez minutos. A intenção deste produto é mostrar que se pode viver com qualidade e saúde na terceira idade.
Dona Esmerina, por exemplo... Vítima de reumatismo, prestes a virar melhor amiga de uma cadeira de rodas, encerra o nosso humilde filme com uma cena mais do que nobre. Fazendo o que mais gosta de fazer que é dançar, ao som de sua musica favorita, tocada ao vivo pelo seu filho, Jurandir Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário