terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Eu mudar? Não!

Essa vida é engraçada... Ela trata de por pessoas no seu caminho e elas de repente começam a participar da sua história. Mas, infelizmente o posto de partida para essa participação é o dia que vocês se conhecem, que tem uma primeira conversa. Essas pessoas desconhecem o seu passado, as coisas que aconteceram.

Por que antes de julgar o comportamento do outro não procurar conhecer esse passado. É tão fácil assistir um filme e apontar os defeitos, não é? É tão fácil ler um texto e alterar a ordem das frases ao seu critério.

Difícil é procurar entender as pessoas, perguntar sobre a vida dela, sobre o passado, as dificuldades e o que foi que fez ela ser o que é e como é...

Mudar... Essa palavra é forte e às vezes inaplicável. Você me pergunta por quê eu digo isso e eu te respondo: - Acredito que ninguém muda. As pessoas melhoram ou pioram dentro de sua essência. Se todos decidirem mudar para se tornar o que as convenções pedem que você seja, se todos decidirem mudar para ser o que os outros querem que você seja, todos serão iguais.

E eu digo que isso seria ruim, seria chato, seria impossível! Eu não agüentaria conviver com alguém como eu! Com esse jeito doido te digo: eu me basto!

É engraçado alguém, que parece ter vergonha de ser quem é, que prece ter vergonha de se mostrar, vir te pedir para mudar. Por que eu mudaria para agradar alguém? E ainda mais um alguém que só Deus sabe quem?

Sempre fui tímida, brinco com os outros para disfarçar a minha timidez... Sou filha de dois brincalhões, só não digo aqui que isso é genético, pois sei que vai ter uma chuva de criticas a minha “burrice”. Pois é, sou burra!

Entendo o recado. Assusto as pessoas. Mas, as que me aceitam como eu sou me aconselharam a não mudar, porque elas me amam como eu sou...

Isso não é mais um clichê, isso é uma verdade que só a maturidade te dá poder para compreender... É uma das verdades que a vida te ensina. Amor próprio não é uma frase para ser jogada fora em subnicks de MSN após um termino de namoro, NÃO É!

Amor próprio é você gostar mais de você do que do outro. Pois, um dia esse outro vai te dispensar, como se você fosse um objeto descartável. E se depois disso acontecer, você sofrer e se perguntar por quê ele não gosta de você, eu te digo:

-Você sofre porque quer que ele goste de você do jeito que você é e ele não é capaz disso! Espere o momento certo, a pessoa certa e aí você vai ver que aquele que te aceita é o que não quer que você mude... E não aquele que se adapta a você.

Ninguém se adapta a ninguém. Ninguém se sujeita a ninguém... Isso não é ser e ter coisas em comum com o outro, isso é humilhação.

Não sei quem você é e nem o que você quer que eu mude em mim, mas mesmo que eu fosse fazer isso, não valeria a pena, pois não estaria mudando por mim, e sim por um outro que pra me dar um conselho ‘para o meu bem’ não é sequer capaz de dizer quem é.

Rafaela Gomes de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário